A Empresa Simulada é uma metodologia de princípios muito simples: são empresas que trabalham em um mercado virtual, que devem sobreviver e dar lucro, comprando e vendendo nesse contexto. Visa a preparação do aluno para desafios da administração da micro e pequena empresa.
A Empresa Simulada é um laboratório educacional onde se faz o treinamento na área de Gerenciamento de uma empresa. Funciona como na vida real. Todos os procedimentos da referida empresa são realizados de acordo com as rotinas de uma empresa real – é o empreender.
Na Empresa Simulada, as experiências utilizadas são situações vivenciadas como se fossem na prática. Ao lidar com tais situações, a transparência econômica da empresa e a visão da gestão do seu negócio é de grande importância para o aluno.
O objetivo do ensino numa Empresa Simulada não é começar um negócio florescente, mas melhorar as habilidades dos alunos e sua competência profissional integrada e as qualificações – chave dos treinandos, especialmente aquelas ligadas a comportamentos e a tomada de decisões.
O ponto chave é o desenvolvimento das habilidades do aluno para:
• utilizar o conhecimento adquirido;
• lidar com problemas individualmente ou em grupo;
• desenvolver e apresentar estratégias para solução de problemas;
• comunicar- se e cooperar para continuar a se educar ao longo de toda vida.
A Empresa Simulada é colocada numa posição de ligação entre a escola e o meio ambiente no qual esta se insere (macro economia e outras escolas), estabelecendo várias conexões.
A Empresa Simulada requer parcerias com empresas reais. Assim, elas conseguem experiências verdadeiras e materiais diversificados necessários como base de seu próprio trabalho. A comunicação com as Empresas Simuladas em países estrangeiros desenvolve as habilidades dos alunos em línguas estrangeiras e na sua profissão. Além do mais, os alunos são levados a uma compreensão mais profunda das ideias e culturas estrangeiras, contribuindo para melhor desempenho de suas funções.
O treinando irá, pessoalmente, experimentar as consequências de suas próprias escolhas gerenciais, o que amplia e aprofunda a sua consciência sobre as exigências atuais e, ao mesmo tempo, permite a internalização do aprendizado de modo a poder aplicá-lo na prática.