A criação da ETFG-Itabira coincide com o momento em que a cidade de Itabira busca a expansão de sua economia através de uma política de diversificação industrial e reavaliação econômica.
Tentando alcançar o objetivo, a ACITA envolve a comunidade através das lideranças educacionais, políticas, religiosas e econômicas para a criação da Escola.
Através do grupo Técnico de Trabalho, a ACITA apresenta a sua proposta contida no documento “Fundamentos Sócio-Econômicos para a criação da Escola Técnica de Formação Gerencial em Itabira.”
Itabira é selecionada juntamente com mais cinco cidades mineiras e recebe a Carta Concessão do SEBRAE.
Através dos seguintes atos legais a Escola é consolidada:
Criação – Parecer do CEE/MG n.º 728/94 de 14/10/94.
Autorização – Portaria da SEE/MG n.º 116/95 de 10/02/95.
Reconhecimento – Parecer CEE/MG n.º 151/97 de 05/02/97. Portaria SEE/MG n.º 419/97 de 11/03/97.
A ETFG-Itabira inicia suas atividades em 06-02-95 e tem sua aula inaugural proferida pelo Dr. Stefan Bogdan Salej, o então Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-Minas em 08-02-95, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
A escola encontra-se em processo de franco aprimoramento de suas atividades educacionais e expansão de seus recursos institucionais, buscando sempre o aprimoramento de suas ações pedagógicas.
Sua inserção na comunidade se faz cada vez maior através de seus Projetos Sociais.
Para estar sintonizada com a atual LDB, a partir de 2000, seu curso passa a ser de três anos de duração e a formar Técnicos em Administração.
Em abril de 2001 a mantenedora ACITA empossa nova diretoria que, visando estar mais próxima do dia a dia da Escola e dar maior suporte, transfere seu escritório para o prédio do SESI, onde se localiza a ETFG-Itabira em uma área verde de 42 mil m 2 , em parceria com a estrutura do clube SESI/ACITA.
Em setembro de 2001, a Fundação Itabirana Difusora do Ensino assume a administração da ETFG-Itabira, com a finalidade de melhorar a condição financeira da escola e do processo ensino-aprendizagem.
HISTÓRICO DA ENTIDADE MANTENEDORA
A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Itabira – ACITA é a entidade mantenedora da Escola Técnica de Formação Gerencial de Itabira – SEBRAE/MG.
Criada aos 19 de abril de 1925, por um grupo de oito comerciantes, iniciou o trabalho de associativismo da classe, conquistando, gradativamente a representatividade dos segmentos comercial, industrial, agropecuário e de serviços locais.
A ACITA é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Itabira- Minas Gerais. É regida por estatuto atualizado, registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Itabira, sob o número 1027 no livro A-8, folha 258.
A partir do 1º semestre de 1989, a bandeira da ACITA é o Projeto 2025, que envolve toda a comunidade e abrange um planejamento integrado de desenvolvimento econômico- social.
Consciente de seu papel de fomentadora do desenvolvimento econômico-social de Itabira, a ACITA sabe que a competitividade regional e as perspectivas de desenvolvimento de um município ou de uma região ficam condicionadas à capacidade de administração pública e privada, de ,em conjunto, criarem um ambiente de coesão, motivação e equidade social de eficiência produtiva.
Neste contexto, o esforço da ACITA se direcionou a conquistar a concessão da Escola Técnica de Formação Gerencial, de ensino médio, com habilitação de Técnico em Administração, modelo proposto pelo SEBRAE, com tecnologia educacional das academias de comércio da Áustria, adaptada às necessidades nacionais de qualificar empreendedores e gerentes para as micro e pequenas empresas. Alcançado esse objetivo, a ETFG está trabalhando para se tornar um dos instrumentos de sustentação do processo de desenvolvimento econômico-social regional.
Entidade Mantenedora
ACITA
Diretor Presidente: José Antônio Reis Lopes
Entidade Administradora
FIDE – Fundação Itabirana Difusora de Ensino
Presidente: Cândida Izabel Campos de Moraes
Superintendente: Marli Áurea da Matta Lacerda Lage