* Ensino Médio concomitante com o Curso Técnico em Administração
O Curso Técnico de Administração – destinado aos jovens – funciona em concomitância com o ensino médio, com duração de três anos, recebendo o aluno Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Diploma de Técnico em Administração. Esse curso foi criado a partir da necessidade de formar profissionais para atuarem nas gerências das pequenas e médias empresas. Além disso, esses profissionais estarão aptos a empreender a própria vida, seja em organizações ou desenvolvendo seu próprio negócio.
Público alvo: Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Educação Profissional
É inegável a grande transformação por que o mundo passa. Estamos mudando da era do ter para a era do saber. As oportunidades, em todos os campos do conhecimento humano, estão se modificando rapidamente dando início a carreiras e profissões desconhecidas e, consequentemente, surgem oportunidades novas no mercado.
O grande desafio educacional atual é possibilitar ao aluno a iniciação ao mundo dos negócios, posto que, em qualquer profissão que abraçar no futuro, irá necessitar da visão empreendedora.
Diante dessa necessidade, surge a pergunta: Como desenvolver e aprimorar a visão empreendedora? A proposta de desenvolver a atitude empreendedora só se realiza através da vivência do empreender e, como afirma PETER DRUCKER, “ o empreender só se realiza através do fazer.”
A Coordenação de educação profissional fundamenta sua prática educativa em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas.
Esses pilares são inseparáveis, mas convém ressaltar que o aprender a fazer está estritamente ligado à questão da formação profissional, cujo propósito é adaptar a educação ao trabalho e incentivar a pôr em prática seus conhecimentos. Essa concepção de aprendizagem trabalha na perspectiva de desenvolver o compromisso pessoal do aluno, aptidão para o trabalho em equipe, gosto pelo risco e comportamento social. Qualidades como a capacidade de se comunicar, de gerir e resolver conflitos são importantes. O desenvolvimento dessas habilidades exige o cultivo de qualidades humanas imprescindíveis no estabelecimento de relações interpessoais estáveis e eficazes.
A tendência, no decorrer do processo de aprendizagem, é de oferecer ao aluno oportunidade de vivenciar situações desafiadoras e instigantes, para despertar o espírito empreendedor.
Competências Específicas do Técnico em Administração
Gerenciar organizações das mais diversas áreas de atuação, com visão empreendedora, que subentende:
• Determinar antecipadamente quais os objetivos almejados e traçar o plano de ação para alcançá-los. (competência de planejar)
• Estruturar os órgãos e cargos da empresa, definir as relações entre eles e definir os métodos de trabalho. (competência de organizar)
• Conduzir e orientar o pessoal, fornecer meios de comunicação e liderança. (competência de dirigir)
• Avaliar e verificar se o planejado e organizado foi executado adequadamente. (competência de avaliar e controlar)
• Demonstrar, dentro de situações reais, domínio de conhecimentos e habilidades necessários à experiência de criação ou de gerenciamento de iniciativas autônomas de produção de bens e de serviços. (competência empreendedora)
No Curso Técnico em Administração o ensino se organiza em torno de três projetos institucionais: Projeto Tutoria, Empresa Simulada e Projeto Vitrine.