“O Projeto Pedagógico resgata a identidade da escola e sua intencionalidade, além de revelar seus compromissos.” (SILVA, Eurides Brito et al)
O Projeto Pedagógico é exigido pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – n 0 9394/96) que define os propósitos e compromissos da escola, de cuja construção deve participar toda a comunidade escolar. Obedecendo a um ciclo com fases bem definidas, o Projeto Pedagógico tem início como um processode reflexão sobre a prática educacional; o resultado desse processo é registrado em um documento que, por sua vez, será o instrumento norteador da prática educacional, que dará início a um novo ciclo.
A EFG – Itabira caminha junto ao Sistema de Formação Gerencial do SEBRAE Minas, envidando esforços para a concretização dos objetivos que visem a tornar reais as aspirações de todos. Desde meados de 2000, a equipe da EFG – Itabira está envolvida no processo de reconstrução do Projeto Pedagógico. Através de um Planejamento estratégico, foram consensados os valores da equipe, a missão e a visão da escola. Isso definido e socializado entre professores e funcionários. Vários grupos de trabalho foram construídos para refletir sobre diversos temas de importância para a prática educacional da EFG – Itabira, dos quais o primeiro construiu o compromisso educacional da escola, que constitui o norte de todas as atividades pedagógicas desenvolvidas na instituição. Paralelamente os professores passaram a se reunir por área do conhecimento com o objetivo de encontrar a melhor forma de conduzir os trabalhos educacionais de maneira integrada e de desenvolver os planos de ensino específicos de cada área.
Esses trabalhos foram finalmente debatidos e apropriados por todos aqueles que participam do processo educacional desenvolvido na escola: professores, funcionários, coordenadores e diretores. O resultado é este documento consolidado, que reflete a atual fase do processo, o consenso possível de nossas concepções pedagógicas. Como processo, pressupõe um permanente por-fazer. É esse exatamente o espírito do Projeto Pedagógico.
Transformar a prática pedagógica em reflexão permanente, crítica e instigadora que motive e mobilize os agentes envolvidos na ação educacional é o maiordesafio do Projeto Pedagógico.
O projeto Político Pedagógico da EFG – Itabira, mais que este documento que ora se apresenta, é um exercício coletivo e consciente do direito à palavra, do respeito às diferenças, da vivência das contradições, do confronto ideológico, da busca do desenvolvimento humano e da crença de que o amanhã precisa ser, necessariamente, melhor do que hoje.
A EFG – Itabira preocupa-se em preparar cidadãos empreendedores competentes, sujeitos críticos, possuidores de valores éticos e políticos comprometidos com a reconstrução da sociedade. Ela prepara a pessoa para viver num futuro “desconhecido”, tendo em vista a velocidade com que muda a sociedade. Essa escola assume um papel especial na formação da juventude, criando um espaço de convivência democrática, onde se respeitam as diferenças, e se privilegiam ações coletivas com objetivos humanos e sociais.
Entende-se que a aprendizagem, em qualquer nível, não se realiza por simples adição ou acúmulo de novos elementos à estrutura cognitiva do aprendiz. Acredita-se na importância da construção de competências e habilidades individuais e coletivas.
O Projeto Pedagógico de Formação Gerencial da EFG – Itabira apresenta-se como um desafio: refletir sobre o fazer pedagógico num mundo de transformações, tendo em vista as tradições e inovações, os propósitos educativos, a prática docente, a organização curricular, os obstáculos encontrados na trajetória de formação dos educandos, as transformações da sociedade, possibilidades e limites.
Os Valores da equipe da EFG – Itabira foram condensados como:
Nossa Visão
Assumir a posição de referência na área de educação empreendedora, de forma auto- sustentável, a partir de novas práticas pedagógicas.
O Compromisso Educacional da EFG – Itabira:
Todas as pessoas que venham a se envolver com o projeto pedagógico da EFG – Itabira, quer sejam seus educandos, quer sejam seus profissionais, usuários ou clientes estarão cultivando, essencialmente:
• o exercício da autoestima, da auto-percepção e da autonomia;
• o desenvolvimento da sensibilidade e da sensatez;
• a valorização da ética, da diversidade, do meio-ambiente, da responsabilidade social, do contínuo autoaperfeiçoamento e da vida;
• a capacidade de análise crítica da realidade, de interação com o meio e de atuação transformadora;
• a competência empreendedora.
Rua Doutor Sizenado de Barros, 27, Centro - Itabira/MG | Tel 31 3067 6767